6 Locais com Pôr-do-Sol de Cortar a Respiração - Azores Lovers
6 Locais com Pôr-do-Sol de Cortar a Respiração
MIRADOURO DO ESCALVADO À saída das Sete Cidades e em direção à Várzea, no topo de uma alta rocha escarpada, situa-se um miradouro que foi outrora uma vigia de baleias (1). Hoje, é camarote de um dos pores-do-sol mais poéticos da ilha, sobre o mar e a costa da Ferraria e Mosteiros. Em dias de céu limpo, conseguem-se avistar no horizonte a Ilha da Terceira e o ponto mais alto da Ilha do Pico.
FERRARIA
E se conseguisse simular o calor dos últimos raios da estrela rainha? As Termas da Ferraria (2) garantem esta experiência sensorial com uma piscina quente termal ao ar livre, junto ao mar, de onde pode observar um grande sol desaparecer num mergulho que toca a alma, enquanto o seu corpo relaxa mergulhado em águas terapêuticas.
CALOURA
Observe o espetáculo de reencontro do sol, mar e terra, onde este trio se conjuga ternamente na enseada da Baixa d’Areia (3). Assista a partir de um pequeno miradouro no cimo das praias, ou brindando com um licor no bar panorâmico do Hotel Caloura (4).
PICO DA BARROSA Se o nevoeiro não se abater sobre a montanha, este é o sítio onde o mais cético se converte à existência de algo divino. Não há drone que transmita a sensação de paz e comunhão com a natureza que este sítio especial nos oferece. Subindo pela costa norte da ilha (se possível) até às antenas da Lagoa do Fogo (5), aqui só existe você, a escuridão, o silêncio, e um ecrã panorâmico sobre toda a parte oeste da ilha, com oceano a norte, a sul, e a oeste, onde o sol se deita, e onde a noite começa. Deixe-se ficar até as estrelas aparecem. Não vai querer perder esta tela mágica.
PRAIA DE SANTA BÁRBARA No areal de Santa Bárbara (6), os surfistas são reis. E, como tal, são diariamente brindados com um pôr-do-sol de fazer descurar a melhor onda. Ao pôr-se, a grande bola de fogo pincela o areal de pantones alaranjados, exibindo a costa noroeste da ilha, fazendo deste um dos lugares mais apreciados no verão para festas e jantares de sunset no bar TukáTulá, degustando um bife de atum ou um prato vegetariano.
PRAIA DAS MILÍCIAS Estacione no Forte de São Caetano – junto a umas estruturas em pedra que lembram totens indígenas, mesmo ao lado da Praia das Milícias (7). Aqui, o sol coloca-se por detrás do ilhéu de São Roque (8), ao som da espuma das ondas, levando consigo um rasgo de cores no céu, assinalando o momento em que o Rosto do Cão atinge a sua glória, antes de dar o dia por terminado enquanto, uma a uma, vão despontando as luzes da pequena urbanização envolvente.