3 Experiências de Natureza no Corvo - Azores Lovers
3 Experiências de Natureza no Corvo
DESCIDA AO CALDEIRÃO E PONTA DO MARCO Considerada uma das mais belas crateras, senão mesmo a mais bela, do arquipélago, a ida ao Caldeirão (1) é obrigatória mas convém ir com tempo para sair do roteiro tradicional e desfrutar desta experiência telúrica. É possível descer ao interior da cratera e chegar até junto da lagoa, onde se podem visualizar pequenas ilhotas que parecem representar as restantes ilhas do arquipélago. Além do gado bovino, também se podem observar cavalos em estado selvagem a usufruir da liberdade e da paz que o local oferece a quem aprecia e respeita locais de culto como este. No extremo oposto ao miradouro onde param as carrinhas e subindo ao bordo da cratera, que tem 3,7 kms de perímetro, pode observar-se a famosa Ponta do Marco (2). A falésia, virada a norte, vai a pique até ao mar e à sua frente não há outras ilhas nem sequer terra à vista mas apenas mar e mais mar.
BIRDWATCHING Sobejamente conhecida como destino por excelência para a prática desta modalidade, ali é possível observar inúmeras aves migratórias, que procuram alimento e descansam da sua longa travessia oceânica. O Corvo integra os roteiros internacionais e tornou-se local de referência para birdwatchers e ornitólogos, pelo que todos os anos entre outubro e novembro, há uma romaria à ilha para observar aves não nidificantes na sua rota entre a América e a Europa.
CARA DO ÍNDIO A Cara do Índio (3) é uma admirável e emblemática escarpa, com uma formação rochosa singular, que se situa na zona oeste da ilha, onde cada um deve deixar a sua imaginação voar. Para avistar a mesma é necessário percorrer um dos trilhos pedestres oficiais da ilha, situado a meio caminho entre a Vila e o Caldeirão, ziguezagueando por entre hortênsias e muros de pedra negra que transformam a paisagem numa pequena manta de retalhos onde o gado pasta lentamente.