São Jorge Virado do Avesso - Azores Lovers

São Jorge Virado do Avesso

 

Encontrar um dragão morto, conhecer um farol aterrador que deu cenário a um filme português, ver uma igreja engolida por um vulcão e conhecer vacas que nadam. Tudo isto é possível em São Jorge – e não, não precisa acreditar em unicórnios a descerem por arco-íris com brilhantes. Mas ajuda se tiver uma boa dose de energia. Aqui vai conhecer tudo o que há de absolutamente imperdível na ilha mais ao centro do arquipélago dos Açores.

 

 

 

O FAROL DO TERROR
Comecemos pelo cenário mais terrorífico da ilha e que até já inspirou um filme. A “Ponta dos Rosais” é uma curta-metragem, realizada pelo ator Dinarte Branco, e cuja ação se centra no farol da Ponta dos Rosais (1). À entrada vai ver escrito “Perigo não entrar”. Não ligue. Entre. O farol fica a 200 metros do mar, numa falésia incrível. No recinto, se olhar para os seus pés, vai encontrar a terra rachada, que resulta da erosão do mar a bater nas rochas. Para aumentar a adrenalina, o próprio farol, onde residiam as famílias dos faroleiros, está abandonado sobre essas falhas: as portas e as janelas já não existem; conseguimos ver os sítios onde há 70 anos estavam os fogões e os armários, mas as paredes já se misturam com o verde da paisagem e nelas estão escritas o típico “David and Lucy 1995” ou “Para sempre Filipe e Mariana (coração)”. Mas nem sempre foi assim. Na sua inauguração, em 1958, era considerado o farol tecnologicamente mais avançado do país (imagine-se!), completamente autossuficiente em água e energia.

 

 

 

CONSTRUÇÕES D’OURO
Outra experiência incrível: à primeira vista parece humilde, mas é Património Nacional. A Igreja de Santa Bárbara (2) fica no cimo de 15 degraus, na freguesia das Manadas. Na fachada, a porta, de um vermelho escuro, contrasta com o basalto negro e a cal das paredes. A simplicidade da construção é contrariada com a riqueza do seu interior barroco. Há talha dourada; madeira de cedro-do-mato no teto; e, nas paredes, quadros pintados sobre a madeira e painéis de azulejos que retratam a vida da santa que dá nome à igreja. Foi recentemente restaurada e vai emocionar, de certeza, até quem desconfia do catecismo.

 

 

 

IR TÃO ALTO COMO UM DRAGÃO
Agora é aproveitar que está nas Manadas para subir ao ponto mais alto da ilha: o Pico da Esperança (3). Lá em cima, na montanha, há um pequeno marco, uma espécie de muro quadrado onde só cabem dois pés. Suba-o. Está a 1.053 metros de altitude. Lá de cima pode ver 5 ilhas – São Jorge, Pico, Faial, Terceira e Graciosa – mas também pode ver um dragão, e ajuda muito de conhecer esta lenda. A ilha chama-se São Jorge porque a sua cordilheira montanhosa parece o dragão que amaldiçoava mulheres na Líbia e que o santo Jorge matou à espera de, com isso, o rei lhe dar a filha em casamento. E é por parecer o animal mitológico que a ilha se chamou São Jorge. Os menos românticos têm outra explicação: a ilha ficou com este nome porque foi descoberta a 23 de abril, dia de São Jorge. Mas esta versão tem muita menos graça.

 

GASTRONOMIA E VIVÊNCIA REGIONAL
Temo de falar de um lugar espetacular onde todas as refeições são confecionadas com produtos regionais. O peixe acabou de ser pescado, foi trazido pela manhã; o queijo é de São Jorge; a carne vem das pastagens ao nosso lado e há vinho do Pico para acompanhar. A sala de refeições é circular, feita de pedra e madeira, e há janelas em toda a volta. A mesa fica virada para a montanha do Pico. O restaurante chama-se Fornos de Lava (4) e fica em Santo Amaro.

 

ENGOLIDA PELA TERRA
Há mais uma história que desafia a lei da gravidade e pode provocar-lhe a queda do maxilar inferior: há uma igreja que foi engolida pela terra. A Torre da Urzelina (5) foi a única coisa que restou para contar a história. Recuamos a 1808. A terra tremia com um vulcão em erupção e a lava arrastava as casas. As pessoas, ao verem a igreja ameaçada, começaram a retirar o que lá estava dentro. Uma vaga enorme de lava começou a descer, e as pessoas não conseguiram chegar ao que estava guardado na torre: alguns santos e as varas do Espírito Santo. A vaga engoliu a igreja e o que estava à sua volta, mas desviou-se e deixou intacta a torre e tudo o que lá estava dentro. Passaram mais de 200 anos. A torre ainda lá está.

 

 

 

COMIDA QUE AQUECE O CORAÇÃO
Claro que vamos ter de falar mais em pormenor sobre o queijo de são Jorge. Pode sempre fazer uma rota pelas cooperativas da ilha, conhecer o fabrico e a produção, terminando na escolha do seu queijo preferido. Mas por favor não se vá embora sem provar as nossas Espécies. São doces tradicionais da ilha, feitos com especiarias. A receita manda juntar ao cacau qualquer coisa como canela, erva-doce e hortelã. Mas deixe lugar para o que vem a seguir. Muito lugar.

 

ROTAS DE FÉ E DE SABOR
Há restaurantes que as servem impecavelmente todo o ano, mas as Sopas do Espírito Santo são ainda mais especiais quando comidas na sua época. Podemos tentar resumir a receita muito humildemente, mas esse resumo nunca fará jus ao sabor que as Sopas têm. Basicamente a água que coze a carne e os vários enchidos é posta sobre grandes fatias de pão cozido, e juntam-lhes infinitas especiarias. Há ainda arroz doce e, nalguns casos, alcatra (esta última não se consegue pôr em palavras – tem mesmo de vir descobrir e perder-se pelo sabor). Se tiver a sorte de estar em São Jorge na sétima ou oitava semana depois da Páscoa (semanas do Espírito Santo e da Trindade, respetivamente), há mais uma rota que pode e deve fazer. Percorra todas as freguesias e vai encontrar, nos impérios do Espírito Santo de cada uma delas, gente a servir sopas. Importante: não encontra nenhuma igual à anterior. O melhor: são grátis.

 

 

 

 

 

 

PROMESSAS QUE SÃO SEMPRE CUMPRIDAS
Para terminar, mais uma história de deixar cair o maxilar, e tem a ver com vacas a nadar. Se seguir sempre até à ponta mais oriental da ilha vai encontrar o Ilhéu do Topo (7) (com a ilha Terceira atrás). Dizem os mais antigos que, há uns anos, o homem responsável pelo Espírito Santo no Topo tinha comprado dois bois para fazer as Sopas, dar as típicas esmolas de carne por toda a freguesia e conseguir uma festa mais farta do que as habituais. Para isso, decidiu pôr os animais no ilhéu – porque lá, devido ao clima e ao solo favorável, a erva era ainda melhor para a alimentação do gado.
Os bois tinham ido a nado, acompanhados por um barco e por marinheiros, e assim tinham de voltar. Mas nos dias que antecederam a festa fez muito mau tempo e não conseguiram pôr o barco ao mar para ir buscar os animais. O dono da festa não ficou satisfeito mas pretendia, ainda assim, pagar a sua promessa e foi comprar dois novos bois. Na sexta-feira antes do domingo da festa, enquanto ultimavam os preparativos, viram, ao seu lado, os bois gordos que, supostamente, estariam no ilhéu. A festa fez-se ainda maior do que o previsto, não com dois bois, mas com quatro. Por alguma razão se diz que aqui as vacas são mais felizes.

 

Ana Cláudia Veríssimo

Conheça alguns produtos dos Açores

HomeLoja OnlineFavoritosMinha Conta
Pesquisar