6 Experiências de Natureza nas Flores - Azores Lovers
6 Experiências de Natureza nas Flores
TRILHO MAIS OCIDENTAIS DA EUROPA
Para os amantes da natureza que visitam as Flores, é quase obrigatório percorrer um dos vários trilhos que a ilha tem para oferecer, ou pelo menos partes deles. Um dos trilhos mais concorridos é o percurso Ponta Delgada/Fajã Grande, com visita ao Farol do Albernaz (1) e paragem em diversos spots, percorrendo assim a costa norte/oeste durante 4h30 e 13 kms. Este é o trilho mais Ocidental da Europa e pode ser uma alternativa à falta de tempo para percorrer a Grande Rota do Ocidente.
A Grande Rota começa na zona Este da ilha, em Santa Cruz das Flores, e percorre a costa nordeste até Ponta Delgada, continuando depois do norte para o sul ao longo da costa oeste, passando pela Fajã Grande e terminando no Lajedo, sito à costa sudoeste. Ao todo são 47 kms de extensão para percorrer em 18 horas, mas que podem ser percorridos em 2 ou 4 etapas, adequando o passeio à sua experiência e preparação física. São quilómetros cheios de falésias, vales, ribeiras, cascatas, baías e ilhéus …Com o mar, o Corvo e o ilhéu do Monchique por companhia.
POÇO DA RIBEIRA DO FERREIRO
O Poço da Ribeira do Ferreiro (2) é um local sagrado, onde convém ir com tempo para parar, contemplar e saborear a luxuriante paisagem e o silêncio que este recanto da natureza oferece a quem o visita. Para chegar ao Poço das Patas, como é popularmente conhecido, é necessário percorrer escassas centenas de metros de caminho empedrado e de puro verde que culminam em êxtase defronte de um majestoso cenário onde brotam uma série de cascatas dos mais variados sítios da rocha. É tudo isto e muito mais que faz deste um local mágico e inolvidável, onde impera o silêncio e se sente uma grande paz interior.
CANYONING
Considerada por muitos como a ‘Meca’ do Canyoning, apresenta um grande potencial para a prática deste desporto radical, devido à abundância e à diversidade de itinerários que as suas centenas de ribeiras têm para oferecer. Ao todo são 40 os percursos possíveis e preparados para o efeito, que se repartem entre a zona NW/NE e SW/SE da ilha, dos mais simples aos mais complexos e às grandes verticais, apresentando níveis de dificuldade diversificados, mas sempre com paisagens ímpares e imponentes, e até com a possibilidade de descer diretamente das cascatas para o mar junto às grutas da costa nordeste da ilha.
MERGULHE EM ÁGUAS CRISTALINAS
Mergulhar em águas límpidas e cristalinas com temperaturas que rondam os 24/25 graus, observando inúmeras espécies mas também barcos naufragados é outra das experiências possíveis. Dois dos mais emblemáticos são o Slavonia, junto ao Lajedo (3) na costa Sudoeste da ilha, onde agora existe um parque arqueológico, e o Papadiamandis, junto à Fajã Grande (4) na costa oeste da ilha, muito embora sejam largas dezenas as embarcações naufragadas ao redor da ilha. De referir que o naufrágio do Slavonia, que remonta a 1909, foi notícia em destaque na imprensa internacional durante muito tempo e que existem inúmeras casas particulares pela ilha onde se podem encontrar diversos artigos provenientes do navio, como mobiliário, portas, talheres e louças.
VOLTA À ILHA DE BARCO E VISITA ÀS GRUTAS
É uma experiência memorável que vale por si só. O passeio de barco semi rígido à volta da ilha permite observá-la de outros ângulos mas também descobrir novos recantos. São as grutas, os ilhéus e outras formações geológicas, as cascatas e as falésias, onde as diferentes tonalidades de verde contrastam com os azuis do céu e do mar, que a todos encantam e onde a adrenalina da viagem de barco se mistura com histórias de corsários e piratas de tempos idos. São cerca de 4 a 5 horas de viagem e vale cada minuto e cada cêntimo. Em alternativa à volta completa à ilha, é possível visitar apenas a costa Nordeste da ilha, entre grutas e ilhéus, a caminho da vizinha ilha do Corvo.
PESCA DESPORTIVA
Flores é também sinónimo de peixe e de pesca. Muitos são aqueles que procuram esta ilha para a prática de pesca desportiva ou lúdica. Além das empresas proprietárias de embarcações para o efeito, é também possível alugar material de pesca ou até embarcar num barco de pesca e usufruir da experiência da faina com os seus proprietários.
Sara Nóia