O que Visitar em Ponta Delgada: 10 Experiências Gratuitas - Azores Lovers

O que Visitar em Ponta Delgada: 10 Experiências Gratuitas

Quer saber o que visitar em Ponta Delgada sem gastar muito dinheiro?
Apresentamos-lhe 10 experiências gratuitas que lhe darão a conhecer um pouco da arte, gastronomia, cultura, religião e natureza da cidade:

ARTE NA CIDADE
A cidade de Ponta Delgada já foi tela para dezenas de artistas que se encarregaram de a deixar mais colorida todos os anos, principalmente, através do festival de arte pública, Walk&Talk. Os seus graffitis podem ser admirados através de uma caminhada pelo centro da cidade, que o deixará deslumbrado e com vontade de conhecer as restantes obras dispersas pela ilha de São Miguel.

A galeria de arte Oficina (1) é o local ideal para quem prefere apreciar a arte de perto e dentro de quatro paredes. No espaço, é possível contemplar peças de arte contemporânea criadas artistas locais e nacionais. Desenhos, gravuras, fotografias e posters são algumas das peças que encontrará nesta maravilhosa galeria. Desperte o seu lado de artista e sensibilize-se com as criações de vários talentosos artistas!

AS IGUARIAS DA NOSSA ILHA
Fique a conhecer a nossa comida e a nossa gente. O Mercado da Graça (2) é um dos locais mais emblemáticos da cidade, onde reinam os produtos frescos e regionais, produzidos pela população local, que representam grande parte da nossa gastronomia, como o ananás e o queijo.
E melhor do que ver e cheirar, é mesmo degustar aquilo que São Miguel oferece!

Na Estufa de Ananases Augusto Arruda (3) pode ficar a conhecer as fases de crescimento do fruto, visitar as estufas e pode ainda provar o Licor de Ananás A. Arruda. Neste estabelecimento não só encontrará vários produtos confecionados com este delicioso fruto, como sumo e bolo de ananás, mas também peças de artesanato local e uma exposição da qual faz parte o nosso maravilhoso ananás de cerâmica, perfeito para decorar qualquer espaço (encontre o ananás aqui). Não há melhor maneira de conhecer o nosso rei dos frutos!

UM CENTRO DE HISTÓRIA
O cartão de visita da cidade de Ponta Delgada não pode ficar para trás. Visite as Portas da Cidade (4), uma grandiosa construção em pedra basáltica, composta por três arcos. Foram construídas no século XIX e desempenhavam a função de porta de entrada da cidade, pela qual passava quem vinha do exterior. Ao serem mudadas do Cais Velho para a Praça Gonçalo Velho Cabral, as Portas da Cidade adquiriram uma posição de centralidade e destaque dignos de um marco arquitetónico. Atualmente, a Praça é palco de vários eventos.

Para os mais aventureiros, aconselhamos a vista deste mesmo monumento através da Torre Sineira de Ponta Delgada (5), junto da Câmara Municipal. Ao subir esta torre de 29,60 metros de altura e 106 degraus, fica à sua disposição uma fantástica vista de 360° da cidade de Ponta Delgada. Experiência digna de uma fotografia para mais tarde recordar!

POVO DE FÉ
O povo Açoriano é conhecido pela sua fé religiosa e à sua volta criam-se igrejas e festas celebradas em várias épocas do ano. Se quer conhecer um pouco mais sobre esta nossa característica, aconselhamos a visita ao Convento de Nossa Senhora da Esperança (6), situado no Campo de São Francisco. Neste convento encontra-se o Senhor Santo Cristo dos Milagres, uma deslumbrante peça de arte sacra, à qual os açorianos prestam devoção nas famosas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. As festas são celebradas no mês de maio e enchem a cidade de Ponta Delgada de gente, incluindo locais e emigrantes.

No centro da cidade pode encontrar também a Igreja Matriz de São Sebastião. Considerada um tesouro da arte sacra, esta igreja apresenta três grandes pórticos imensamente decorados e as suas naves, capelas e altares estão revestidas em talha dourada. A sua beleza deixa qualquer um fascinado.

O VERDE & O MAR
Quem acha que natureza e cidade não combinam, certamente nunca visitou os magníficos jardins existentes na nossa cidade de Ponta Delgada. Realçamos o Jardim António Borges (7). Neste jardim histórico, construído no século XIX, é possível contemplar grutas, túneis, lagos e mirantes que formam uma bela paisagem em conjunto com a natureza envolvente. O jardim conta com uma grande diversidade botânica, incluindo plantas endémicas e plantas exóticas que António Borges, um célebre comerciante e político açoriano, trouxe de outros países. É o local ideal para escapar à agitação citadina, passear com a família e deslumbrar-se com a natureza que Ponta Delgada oferece. A cereja no topo do bolo é o parque infantil existente no jardim, que atrai qualquer criança que por lá passe e garante momentos de diversão.

Um passeio à beira mar nas modernas Portas do Mar é uma boa opção para quem adora o cheiro a maresia. Com bom tempo, aproveite para se refrescar na sua piscina natural, onde lhe são oferecidas todas as condições e segurança para usufruir do nosso mar. A piscina pode ser frequentada durante todo o ano, uma ótima notícia para os corajosos que adoram nadar mesmo que não seja verão.

Agora que já sabe o que fazer em Ponta Delgada, sem gastar dinheiro, resta-lhe deixar-se apaixonar. O percurso, na sua maioria, pode ser feito a pé, por isso aproveite para contemplar as ruas, o mar, as pessoas e toda a beleza que esta cidade oferece.


Conheça alguns produtos dos Açores

HomeLoja OnlineFavoritosMinha Conta
Pesquisar